O que acontece na primeira consulta?

Durante a sua primeira consulta de osteopatia, a prioridade será escutá-lo(a). Serão feitas perguntas sobre o seu historial médico; antecedentes familiares; hábitos de vida; situações de stress emocional e, caso seja necessário, serão pedidas análises e provas de diagnóstico por imagem de forma a realizarmos a sua História Clínica.

Toda esta informação será relevante para poder chegar a um diagnóstico de exclusão, para encontrar (caso existam) contraindicações para o tratamento, ou para chegarmos a um diagnóstico preciso das possíveis CAUSAS de aparição dos seus sintomas. É uma informação sensível que temos por obrigação de guardar com confidencialidade.

O que inclui?

A Exploração Física inclui, testes de mobilidade, provas diagnósticas de segurança, provas vasculares e neurológicas, exame visceral e crânio-sacral.

Não se surpreenda pelo facto do exame para um problema local, ser realizado de forma global, uma vez que a abordagem em osteopatia éHOLÍSTICA. Desta forma, faz-se uma análise sistémica da rede de relações entre os diferentes sistemas do organismo e as causas do problema são frequentemente encontradas, em estruturas bloqueadas à distância da zona de dor. Finalmente, o osteopata, poderá dar o seu Diagnóstico Osteopático e o Plano de Tratamento, dirigido a dinamizar as estruturas bloqueadas. O tratamento poderá incluir, ajustes manuais muito precisos, conselhos nutricionais, suplementação natural ou pautas de exercícios, dependendo se as causas dos bloqueios das suas estruturas são bioquímicas, emocionais ou derivadas do seu estilo de vida.

Que tipo de prognóstico posso obter?

O Prognóstico depende de cada caso individual, mas em duas ou três sessões, já podemos compreender se a sua evolução é normal, se responde bem ao tratamento, ou se é necessário reavaliar o seu caso.

Que tipo de tratamento posso esperar?

Os tratamentos de osteopatia são realizados em contato direto com a pele, pelo que pedimos aos pacientes que se coloquem em roupa interior. Se encontra algum problema, podemos encontrar como alternativas a roupa de praia ou desportiva.

Se tem medo de alguma das técnicas utilizadas, especialmente as técnicas de ajuste específico vertebral (manipulações vertebrais), é compreensível, pelo forte efeito reflexo que possuem, no entanto há alternativas para todos os casos, como as técnicas funcionais utilizadas em crianças e pessoas de idade mais avançada. Não hesite em dizê-lo.

Para uma correta dinâmica da consulta aconselha-se a apagar ou colocar o telemóvel no modo de silêncio. Pode permitir-se disfrutar de uns minutos de paz.